Veículos Autônomos

A Semafi Engenharia se dedica a desenvolver projetos estratégicos que melhoram a mobilidade e acessibilidade. Com foco em infraestrutura, oferecemos soluções técnicas inovadoras, garantindo segurança e eficiência para transformar a experiência urbana e rodoviária, sempre atentos às necessidades da sociedade.

5/8/20242 min read

Veículos autônomos equipados com inteligência artificial e conectados com o ambiente ao redor estão se tornando uma realidade cada vez mais palpável. Esses produtos prometem revolucionar a forma como nos transportamos e até mesmo como trabalhamos. A tecnologia de Deep Learning, por exemplo, é usada para imitar o pensamento humano nos veículos, permitindo que viagens de aplicativo, vendas rotativas, ônibus e até mesmo transporte de cargas sejam executados completamente por veículos sem direção e condutores.

Segundo o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Tsinghua, 40% de todos os usuários de viagens por aplicativo ou táxi já utilizaram ao menos uma vez o serviço de carros-táxi autônomos que já estão em execução em oito das principais cidades chinesas. Esses serviços são fornecidos por empresas como a Baidu Inc. e a Pony.ai, que funcionam totalmente sem condutores e em meio ao tráfego pesado.

A tecnologia de Deep Learning permite que os programadores criem "cópias gêmeas" dos veículos autônomos conectados e monitorem constantemente como eles se comportam em diferentes configurações de tráfego e infraestrutura. Experimentos realizados tanto na Europa quanto nos Estados Unidos têm encontrado resultados positivos na implantação de veículos autônomos dotados de tecnologia sensorial e inteligência artificial.

A possibilidade de reduzir em até 80% os problemas relacionados ao tráfego com condutores em cidades como São Paulo é uma das conclusões de estudos realizados pela Associação Nacional de Transportes Públicos. No entanto, a implantação de veículos autônomos também envolve desafios de conquista da opinião pública e adaptação profissional. No Brasil, por exemplo, mais de 1,2 milhão de pessoas trabalham como condutores de aplicativo, dois milhões são caminhoneiros e ainda existem 600 mil taxistas.

A adoção de veículos autônomos é uma realidade para sociedades mais desenvolvidas, mas para países como o Brasil, é preciso considerar as dificuldades de adaptação profissional e estrutural e refletir sobre os impactos que essa tecnologia terá no meio urbano e como lidar com suas consequências.

Fontes:

RODRIGUES, J. C. O impacto da integração de veículos autônomos no tráfego de São Paulo. Anais. In: Congresso Nacional de Transporte Público - ANTP. Universidade Paulista, São Paulo/ SP. 2019.

DAI, Jingchen et al. Impacts of the introduction of autonomous taxi on travel behaviors of the experienced user: Evidence from a one-year paid taxi service in Guangzhou, China. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, v. 130, p. 103311, 2021.

GREENBLATT, Jeffery B.; SAXENA, Samveg. Autonomous taxis could greatly reduce greenhouse-gas emissions of US light-duty vehicles. Nature Climate Change, v. 5, n. 9, p. 860-863, 2015.

ZHANG, Rick et al. Models, algorithms, and evaluation for autonomous mobility-on-demand systems. In: 2015 American Control Conference (ACC). IEEE, 2015. p. 2573-2587.